Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Back to School!

por Miss. M, em 15.09.10

Nesta época do ano é inevitável não me lembrar.

Um misto de tristeza de final de férias, mas alegria por voltar de novo à escola. E se cada ano novo era o iniciar de uma época especial, hoje lembrei-me dos meus primeiros dias na Escola Secundária.

Durante muito tempo e Escola Secundária foi assim algo que desejei muito frequentar mas que parecia sempre estar a "anos-luz". Imaginar uma escola onde já havia "pessoas adultas" que iam de carro para a escola; se podia entrar e sair sem apresentar um cartão com bolas às cores (verde = livre trânsito e ir ao café sempre que te apetecesse; amarelo = saías, mas só se não tivesses aulas no ultimo tempo...tá bem, tá; vermelho = eras condenado a ficar dentro da escola, a não ser que o portão das traseiras estivesse aberto ou fosses mais esguio e te escapasses entre uma zona de gradeamento mais defeituoso ou já devidamente "alterado" para esse propósito); onde se podia fumar dentro da escola ("ainda sou do tempo em que o tabaco era permitido recreio da Escola Secundária") e, claro, onde haviam rapazes bem mais interessantes.

Os meus primeiros dias nessa escola foram um grande assimilar de coisas novas. A minha turma era uma mistura interessante de pessoas muito diferentes. Os estudiosos e inteligentes; os que já tinham passado a casa dos 20 e rebeldes; os metaleiros; o rapaz brasileiro cujo pai era pastor evangélico; os que passavam as aulas em "estados alucinativos"; os génios dos computadores e outros demais. E tirando algumas picardias normais, não me lembro de haver assim grandes chatices, basicamente, a malta deva-se toda bem.

Nestes últimos anos tenho a sensação que os miúdos têm um estilo cada vez "mais homogenio". Elas, compram todas a roupa na Berska, parecem todas iguais e eles também usam a "farda" da Pull&Bear.

Quando entrei no secundário, há cerca de 10 anitos (.....), os grupos eram diferentes. Havia os metaleiros, discretos, mas que recordo serem as pessoas que se vestiam de preto e estavam quase sempre atrás do bloco; os mais betinhos; as meninas que usavam argolas e polos às riscas; os jogadores da bola; a malta das artes, sempre com um estilo mais alternativo e também os que andavam de moto, os chamados "Esticas".

Estes eram só alguns entre os vários grupos da altura.

Foi um tempo engraçado. Ia às aulas, gostava da escola, a sério que sim. Nunca chumbei e haviam aulas e professores que me cativavam, sendo que outras nem por isso.

Aulas à parte, foi nessa altura que pintei o cabelo pela primeira vez e a partir daí a minha côr variou durante muito tempo entre o marron/acobrado e as célebres madeixas loiras. Aprendi que andar de mota só mesmo à pendura e que os trabalhos de história feitos numa noite até podem sair bem.

Comecei a sair até tarde e o Sábado á Noite era o momento alto da semana. Aprendi a gostar de Vodka e que o Gold Strike só se consegue apreciar até aos 18 anos, depois é complicado...

Aprendi também que os rapazes mais interessantes não eram necessariamente os que tinham carro. Os das motas também eram engraçados, sendo que nunca se podia usar rimel se fossemos passear com eles e ver o "Pôr-do-Sol", ou o risco de ficar estilo Merlin Mason era bastante alto. (há! há! há!)

Tive o meu primeiro telemóvel nessa altura, e achava que o Mirc era a coisa mais fixe da Internet.

No final do ano as praias logo ali ao lado eram a desculpa ideal para não ir ás ultimas aulas do ano. Havia a eterna luta dos professores para que não fossemos para as aulas de chinelos, com areia nos pés e roupa de praia. Segundo me lembro, ainda cheguei a ver algumas meninas de pareo e top nas aulas.

A minha inocência ficou para trás, na altura dos meus primeiros tempos de secundária, quando numa conversa com um colega me interroguei sobre qual o problema dele ter levado um "Bongo" para um festival, não me iam lá dizer que não se podia entrar com sumos no parque de campismo....

E pronto, estas questões e tantas outras foram rapidamente esclarecidas. Porque, para além de nos preparar para uma vida académica, o secundário acaba por preparar-nos para outras coisas desta vidinha.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:24



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930




Visitas por cá:

contador de visitas para sites