Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Portuguesices

por Miss. M, em 12.04.11

Se há coisas a que eu acho piada são aos regionalismos e sotaques.

Há uns que gosto mais do que outros, mas acho imensa piada a certas formas de falar e certas expressões.

Aprendi que uma pessoa "almariada" não está lá muito bem e que "barrer a sala" é uma opção ao espirar.

Aqui no sul comem-se "griséus" e "alcagoitas" e que quando o "mar tá fet´num cão, n´ha choque, nem barbigão", ou seja "nã tá bom pra ir à maré".

As pessoas podem "dar banhe" a si mesmas e ir "à da vizinha", sem que isso signifique, necessariamente, um encontro de cariz mais sexual.

Uma bela "bucha" dá sempre alento ao almoço e ao jantar, mas não se pode abusar, ou corre-se o risco de ficar "enfastiado".

Nem todas as "moças" são da provincia, se bem que há umas mais "desenxabidas" que outras, mas isso, há em todas as freguesias.

Hoje em dia começam-se a perder os "preceitos" e quando a malta sai à noite vai "quaise den´plão", uma pouco vergonha!

A "jorna" é cada vez "mai custosa", ganha-se cada vez menos, dá mesmo à justa para o mês e sem grandes "alarvidades" para comprar "tarecos" desnecessários.

A "canalha" já não faz tropelias e leva "nalgadas" dos mais velhos, agora faz asneiras, é hiperactiva e vai aos psicólogos.

Ter um "talego" para guardar um "brandeirinho" acabado de fazer é sempre melhor opção do que guardar dentro do saco normal.

 

Adoro estas expressões todas e outras que agora não me lembro...tenho que começar a andar com um bloquinho e uma "borrona" a jeito na mala para da próxima que aprender uma nova, já não esquecer :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:34



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930