Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Amsterdam

por Miss. M, em 16.12.08

Finalmente fui de férias! Estava a ver que nunca mais chegavam aqueles diazitos em que me fazia à estrada (ou ao assento do avião…) e rumava à grande cidade de Amesterdão.

Acordar em Amesterdão foi uma coisa que já ansiava á algum tempo. Fez-me uma certa confusão estar a vestir tanta roupa num quarto temperado a 28 ºC, mas quando saí para a rua percebi que afinal devia de estar a usar uns collants debaixo das calças, pois o frio era algo a que eu não estava assim tão preparada!
E o que se pode dizer sobre esta cidade?! Tanta coisa que eu nem sei por onde começar…é um mundo completamente à parte. Desde o facto de haver milhares de bicicletas na rua com 2ºC, um mundo de coffeeshops á escolha, para todos os gostos, aos museus de tudo e mais alguma coisa, até ao homem que passeia na rua com um vaso na cabeça como se fosse a coisa mais normal do mundo.
E para esclarecer alguns factos que só se podem comprovar mesmo estando lá, aqui vão alguns mitos ou factos sobre esta terra tão diferente:
 
 - Amesterdão é Arte
VERDADE! Parece que em cada canto daquela cidade antiga existe um bocadinho de arte e história. Cada espaço é especial e é tratado como tal. Se os portugueses se inspirassem neste povo talvez o nosso património fosse mais acarinhado.
 
 - Só é bonita se for visitada na Primavera
MITO! Esta cidade deve ser bonita o ano todo. Também só fui lá agora, no Inverno, mas mesmo assim não deixa de haver uma quantidade enorme de flores nos mercados e nem mesmo as baixas temperaturas me demoveram de passear de um lado para o outro, mesmo que isso implicasse umas rótulas doridas e quase congeladas. Mas valeu a pena, é uma daquelas cidades de edifícios bonitos que eu adoro.
 
- As batatas são as castanhas assadas dos holandeses
VERDADE! Nada melhor do que um pacote de batatas encharcadas de maionese enquanto se passeia pelos canais. E viva o colesterol!
 
- As bicicletas são o meio de transporte mais utilizado e seguro
VERDADE/MITO! Realmente são o meio de transporte mais utilizado, nunca vi tanta bike junta, de todos os modelos e feitios, mas só são seguras para quem as utiliza, pois se um peão mais descontraído cai no azar de pôr um pé na ciclovia arriscasse e ser albarroado por uma perigosa bicicleta a toda a velocidade.
 
- Os holandeses são elegantes
VERDADE! Podem ser fortes e grandes, mas não são gordos. Não há nada melhor do que umas corridas de bike todos os dias para manter a forma
 
 - Os holandeses são antipáticos
MITO! Na qualidade de turista não me posso queixar, todos bastante atenciosos, excepto os que quase me passaram a ferro na ciclovia…mas pronto. Um povo bastante afável com os seus visitantes, 5 estrelas.
 
- Os barcos só servem para ir á pesca
MITO! Há quem tenha casas-barco e viva muito confortavelmente nos inúmeros canais da cidade. Verdadeiras casas com todas as comodidades e com o privilégio de se poder mudar de sítio, caso nos apeteça.
 
 - Os coffeeshops são casas onde se prova uma imensa variedade de cafés
VERDADE! Uma grande variedade de cafés, sumos, e todo um género de bebidas, mas claro, sem álcool! Sem contar que é estritamente proibido fumar (cigarros). Depois há um verdadeiro cardápio de ervas com efeitos diferentes e com nomes engraçados, um legalize dentro da lei! É também importante dizer que há sempre os bares convencionais, que servem bebida e que “fecham os olhos” a quem fuma o seu charrito com a bela da cerveja.
 
 - A melhor cerveja do Mundo é a Heineken
VERDADE! Pelo menos para quem visita a antiga fábrica desta cerveja e faz a tão popular e turística: Heineken Experience. Por breves instantes, no mundo da Heineken, e com a lavagem cerebral que é imposta, ficasse com a sensação que se prova o verdadeiro néctar dos deuses. Mas passa a partir do momento em que se lembra da bela Sagres-Mini, geladinha...hum! Não há cerveja melhor no Mundo!
 
 - A Red-Light é um bairro pouco aconselhável
MITO! Um verdadeiro ponto turístico, diria até, de passagem obrigatória. Duvido que haja no mundo ocidental mais algum local onde a profissão mais antiga do mundo seja encarada com tanta normalidade. Um bairro onde “sexo” é palavra de ordem, para todos os gostos e carteiras. Prédios inteiros cheios de janelas vermelhas, onde centenas de mulheres se expõem e desafiam quem passa. Mas o melhor é mesmo ver a reacção dos “turistas”, realmente o turismo sexual é um dos grandes fortes deste país.
 
 - Existem mais sex-shops que sapatarias
VERDADE! A imaginação não tem limites. Existem para todas os gostos e categorias, até imagine-se…um outlet de artigos eróticos, do género, os “brinquedos” e filmes das colecções antigas a um preço mais económico. Faz qualquer sex-shop portuguesa parecer o Toys´R´Us, e não estou a exagerar.
 
Recomendo a visita a esta cidade tão especial e também um passeio mais alargado às outras cidades da Holanda que devem ser também lindas de morrer!
Dress-Code: Roupa quente e confortável! Gorro, cachecol e luvas é obrigatório, e não é só para servir de adereço á ao modelito. Sapatos confortáveis, daqueles todo-o-terreno, capazes de percorrerem quilómetros a pé.
 
Só se não puder é que não volta lá outra vez!
 
  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:41


4 comentários

De complicadinha a 17.12.2008 às 08:24

Bem grande publicidade!! Já vi que adoraste e o porquê, e quem ler fica mesmo com vontade de conhecer, acredita!! E tamancas?! E tulipas?! E os mercados?! : )
Bjs

De Miss. M a 17.12.2008 às 23:59

Sim, adorei!
Quanto às tamancas...bem, são uma espécie de galo de barcelos holandês, não há uma loja de souvenirs que não tenha isso!
As tulipas também são mais que muitas, e olha que estamos no Inverno.
Os mercados também são engraçados, fui a um do género da feira-da-ladra e foi o rir! Há de tudo.
É um destino de férias excelente!
Bjs :)

De thestarsareshining a 02.01.2009 às 21:24

Quando escreves um livro bombom??

De Mickey a 04.01.2009 às 23:24

Vamos la abarrascar isto: Foi a Puta da Loucura!!!!!!!!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisa

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2008

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031